sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rugby brasileiro dando lucros a seus patrocinadores

Apesar de ser o esporte que mais cresce no Brasil, tanto em popularidade como em audiência e número de praticantes, o Rugby não era visto pela grande maioria das empresas como um bom negócio para suas marcas: o espaço na mídia era pequeno e restrito, com pouco ou nenhum retorno.

Este quadro, porém, foi virado de cabeça para baixo com a última edição do Floripa Rugby Sevens: segundo o blog oficial da empresa Prime Sports Group (organizadora do evento, em parceria com a equipe Desterro Rugby Clube), o torneio ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em retorno de mídia! De acordo com Danilo Caboclo, um dos responsáveis pela assessoria de imprensa do torneio, "apesar de saber do sucesso do rugby no mundo e do potencial que o esporte tem aqui no Brasil, não é qualquer evento que se alcança uma marca tão expressiva como esta”.

Para os praticantes do esporte, entretanto, atingir tão alto impacto de mídia apenas corroborou o forte caminho de desenvolvimento da modalidade no país: a Confederação Brasileira de Rugby – CBRu fechou acordos de patrocínio com renomadas empresas como Bradesco, Topper e Cultura Inglesa, assim como parcerias estratégicas com ZDL, Shark&Lion, CR Comunicação, UniSantanna, Gatorade, entre outros. Mais que isso, as possibilidades do Rugby e o retorno a seus parceiros comerciais são comprovados pela força daquelas grandes empresas, que tiram proveito dos mais de 3 milhões de praticantes em mais de 120 países nos 5 continentes (30.000 atletas apenas no Brasil, em 230 clubes distribuídos em 22 estados).

Em nossa cidade, igualmente, e mesmo não tendo ainda uma visibilidade tão grande quanto aquela obtida por outros esportes, o Lobo Bravo Rugby já conta com o apoio de diversas empresas locais, graças, principalmente, ao empenho da equipe em divulgar e desenvolver os benefícios tradicionais do esporte, ao mesmo tempo em que explora novas formas de proporcionar valor aos seus parceiros e maximizar os benefícios de sua associação com o Rugby no curto e longo prazo, visando os benefícios potenciais das Olimpíadas de 2016 no Brasil.

O Lobo Bravo Ruggby conta com o apoio de Supermercados Superpão, Lavanderia Paris, Sanduíchi-ixi, Telesom Audiocar, Suprinil - suprimentos para comunicação visual, Maior Escritório de Contabilidade, Uniflora Engenharia Ltda., Marcio Luis Pereira - Despachante Imobiliário, Marcos Jo Advocacia e Sorvetes Manassés.

[]s
Reccanello Waldir
LBR - Presidência

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os caminhos do Rugby no Paraná - uma visão apaixonada!

Paranaense de Rugby Union e de Rugby Seven, Copa Paraná, torneios regionais das três modalidades oficiais (XV, seven e ten), participações em disputas internacionais, amistosos internos... Quanta mudança! Há não mais que seis anos era impensável uma quantidade tão grande de torneios sendo disputada em nosso Estado, estando a modalidade restrita à Capital e a duas cidades do interior. E poucas não foram as vezes em que uma edição do Paranaense passou pelo perigo de não chegar a seu final, seja pela falta de jogadores ou pela falta de apoio da sociedade!

Campos emprestados, mal cuidados e sem iluminação, atletas dando seu sangue a despeito de graves lesões, o prazer de jogar mesmo quando não se consegue mais parar de pé dentro de campo, o prazer ainda maior de, mesmo assim, buscar no fundo da alma a força necessária para uma arrancada final e um try no último instante do jogo!!... Mais que um esporte apaixonante, o Rugby é um esporte de apaixonados, de jogadores que, entusiastas até a última célula, são também divulgadores, arregimentadores de novos atletas, auxiliadores de equipes novas e ainda em formação, caçadores de apoios e patrocínios!...

Um esporte de brutos jogados por nobres, é o que dizem! E não estão errados! A disciplina e o respeito que o atleta carrega em campo são sempre levadas para fora daquelas linhas, transparecendo nas atitudes dos jogadores frente à própria vida! Um jogador de rugby se reconhece no próximo pelo simples olhar: altivo, intimorato, solícito diante da dificuldade do amigo, respeitoso para com a autoridade do "árbitro"! Também dizem que se o rugby é só um esporte, o coração é apenas um órgão! Certos, igualmente! É a paixão que o atleta carrega consigo, seja pelo esporte ou pela sua equipe do coração, que faz com que um time de rugby seja muito mais que simplesmente isso: é uma família, uma irmandade!

Hoje, após anos de esforços e lutas, o Rugby no Paraná caminha para seu reconhecimento e consolidação como um esporte de grande apelo junto ao público e, se ainda não temos a inserção do futebol, do vôlei ou mesmo do basquete, não é por demérito dos integrantes da novel Federação Paranaense de Rugby, mas por um momentâneo desconhecimento, e por que não dizer assombro, do público diante das regras deste esporte tão antigo e tão nobre como o velho futebol. O caminho é difícil, a modalidade é estigmatizada e seus praticantes, muitas vezes sem qualquer auxílio, retiram de seu sustento os recursos necessários à prática de sua paixão! Nem sempre o esforço próprio dos atletas é suficiente, entretanto! O Rugby se vem consolidando no Paraná, mas este é um caminho árduo e há que se manter em mente que qualquer deslize, qualquer esmorecimento, fará retroceder um belo trabalho de anos!

Avante, touros, falcões, lobos, tempestades, cascavéis, dragões, urutaus e outros mascotes! Mantenhamos sempre acesa a chama que nos faz, a cada semana e por toda a vida, a dar um pedaço de nós para fazer do Rugby brasileiro o grande esporte que é no restante do mundo!!

O Lobo Bravo Ruggby conta com o apoio de Supermercados Superpão, Lavanderia Paris, Sanduíchi-ixi, Telesom Audiocar, Suprinil - suprimentos para comunicação visual, Maior Escritório de Contabilidade, Uniflora Engenharia Ltda., Marcio Luis Pereira - Despachante Imobiliário e Jo Advocacia.

[]s
Reccanello Waldir
LBR - Presidência